terça-feira, 19 de outubro de 2010

Como fazer cortinas?

Olá!
Hoje vou deixar algumas dicas de como fazer cortinas. Encontrei este vídeo abaixo (está em espanhol, mas nada que o google tradutor não resolva quando necessário!) Não é super explicadinho, mas dá para entender o básico.

video
Fonte: Casadiez

Estas outras dicas achei no blog DecoreJu:
Para calcular a quantidade de tecido para uma cortina simples, com pouco volume:
1. Adicione de 35 a 50 cm à medida da altura que você definiu para a cortina (essa quantidade extra de tecido será utilizada para a barra e o cabeçote)
2. Acrescente entre 25 e 40 cm à medida da largura da janela - é preciso evitar que a luminosidade penetre no ambiente pelas laterais.
3. Se for o caso de camadas de panos é preciso calcular a quantidade que será utilizada:
Se a cortina for de tecido encorpado como algodão ou linho - multiplique por 2 o número obtido no ítem 2 acima. Se a cortina for de tecido fino, multiplique por 3


Para fazer uma cortina de alças:

1. Se quiser uma cortina com bastante dobras a distância entre alças deverá ser de no mínimo 20 cm entre cada uma distribuída pela largura obtida no processo acima.
2. Como ela vai ficar aparente a alça deverá ter no mínimo 35 cm de comprimento sendo que 3 cm em cada uma das pontas serão usadas para prender na cortina.
3. Na parte superior da cortina, deverá embutir uma entretela, própria para cortina, de 10 cm de altura para enrijecer o tecido, mantendo a cortina na parte superior toda alinhada sem ceder entre as alças.(Opcional)
4. A alça poderá ser feita em forma de gravata, colocando sobre a união entre a alça e a cortina um belo botão ou um acessório que possa ser fixado por ponto, cola ou grampo. Deverá ser fácil para retirar quando for para lavar a cortina.
5. A alça deverá também ter na sua parte interna uma entretela para manter ela sem dobra sobre o varão e assim poder deslizar facilmente (Opcional).


A Leila do blog Coisas da Bruxinha me disse que é melhor tecidos com 3 m de largura, pois essa medida é usada na altura, não precisando fazer emendas. Ela mesma fez suas cortinas, passa lá para ver! E lá também tem um PAP de cortina com ilhós!

Beijo beijo

“Obstáculos são aquelas coisas medonhas que você vê quando tira os olhos do seu objetivo.” Henry Ford.








8 comentários:

Elika Lopez Vecchietti disse...

Oi!
Preciso de cortinas na minha sala e no meu quarto, mas não sei se encaro fazer ou comprar pronta.
Bjos!

Super dica, amei!

fabi disse...

Oiê! Passei para conhecer e adorei... ótimas dicas tudo de bom, um abraço, fabi

Helena Garcia disse...

OI, amiga linda !!!!
me perdoe por não ter passado aqui no seu aniversário? Puxa, que peninha;....
Mas, mesmo atrasadinho, quero te desejar um Feliz Aniversário ( atrasado) e que Deus te abençoe grandemente e que Ele satisfaça os desejos do seu coração!!!


Beijão
Helena Garcia
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Ivea Coelho disse...

Oii Cláu, tudo certinho?
Já espiei como ficou seu piso laminado, ficou muito bonito.
beijoss

Mayara E Diego disse...

Oi Clau!Muito legal o Pap de como fazer cortinas!Brigadaum pela força!
Bjuss

Daniele disse...

Tô aqui numa dúvida cruel.
Não sei se faço minha cortina ou se compro.
Na verdade, ainda não me encantei por nenhuma pronta e não encontrei um tecido do meu gosto para fazê-la.
Valeu pela dica.
Beijinhos

Lu CY disse...

Hum... sabe que faz tempo que penso em me arriscar a fazer minha própria cortina pra cozinha... estou há um tempão procurando uma com motivos de maçãs vermelhas e só encontro de tamanhos maiores que minha janela ou com desenhos muito grandões! acho que comprarei um tecidinho legal e colocarei a mão na massa!
Obrigada pelas dicas!
Beijo

Daniele disse...

Jura que vc não desistiu da capa???
Dá um trabalhão, né?
Mas a economia vale a pena!
Tô ansiosa...rs
Beijinhos